Assembler
Forums   Usuários     Tópicos   Novo tópico   Assinar Login [guest]   Cadastrar   Profile   Procurar

<< Previous   |   Next >>
Autor Assunto:   C ou assembler? Qual a melhor para um iniciante?

The Great
User

posted 2004-16-09 08:26                    
Olá!

Estou querendo aprender à programar o 8051, só que nao tenho conhecimento em qualquer tipo de linguagem (nenhum conhecimento mesmo) entao gostaria de saber dos colegas qual seria a melhor linguagem para comecar a aprender, e se alguem souber, passe tb algum livro que seja destinado aos iniciantes, tava pensando em comprar o livro "Aplicacoes Práticas do Microcontrolador 8051" alguem já leu, o que achou?

Agradeco a todos que colaborarem.

Add reply

Current thread
<< Previous   |   Next >>
<< Previous Next >>
Autor Assunto:   C ou assembler? Qual a melhor para um iniciante?

Dimy Ricardo Brock
User
10 Entry(s)

posted 2004-27-09 18:07          
Não te digo muito mas o Assembly é linguagem de baixo nível (no sentido de ser próximo ao hardware) isto para quem é da eletrônica pode ser fundamental pois te ajuda na comunicação com a máquina, os registradores, etc,
pois o Assembly é na verdade um conjunto mnemônico do código de máquina (moral, né!?). Os programas tendem a ter uma lógica um pouco mais complexa -no geral, e em troca geralmente se tem programas mais leves que os equivalentes de c, que por sua vez é uma linguagem de médio nível, não tendo uma relação direta de 1 para 1 entre os seus e os comandos de máquina.
Mas o fato é que as duas linguagens são poderosas e saber ambas facilita a sua aplicação a cada momento. Além disso o c permite que você intercale comandos assembler pelo meio do programa. O que é genial!
Agora me deixa ir que também tenho coisas para perguntar...

falow

Dimy R. Brock

Dimy Ricardo Brock
User
10 Entry(s)

posted 2004-27-09 18:10          
Há, esqueci...só para que não caia no mesmo erro que eu: Assembly é a linguagem, assembler, o compilador.

Dimy R. Brock

Jinx
Visitante

posted 2004-28-09 13:21          
Valeu aí pela diga galera, vou tentar aprender com assembly já que tenho uma noção em eletrônica, qualquer dia desses eu volto no forum pra dizer como estou indo.

Valeu!

emerson
Visitante

posted 2004-04-10 19:29          
Olá,se quer ser programador de verdade aprenda ASSEMBLY,pois C é para PREGUIÇOSOS,mas não adianta iniciar a programar se não tiver uma BOA BASE DE ELETRÔNICA ANALÓGICA E DIGITAL,pois vai acontecer de o problema ser de hardware e voçê vai ficar "brigando" com o software e vice-versa,e não tem como voçê avançar para programas muito complexos se voçê não consegue entender como um simples transistor bipolar funciona,a não ser se seu objetivo for ser um hobbysta,o meu conselho se não é bom de eletrônica comece a "COMER" livros estude muito mesmo e comece devagar que com certeza voçê vai chegarlá,e não caia na besteira do tal de C e fique longe de uma MERDA chamada PIC da microchip.
sorte e paz, Emerson Matos Rocha.
The Great wrote:
> Olá!

>

> Estou querendo aprender à programar o 8051, só que nao tenho conhecimento em qualquer tipo de linguagem (nenhum conhecimento mesmo) entao gostaria de saber dos colegas qual seria a melhor linguagem para comecar a aprender, e se alguem souber, passe tb algum livro que seja destinado aos iniciantes, tava pensando em comprar o livro "Aplicacoes Práticas do Microcontrolador 8051" alguem já leu, o que achou?

>

> Agradeco a todos que colaborarem.

The Great wrote:
> Olá!

>

> Estou querendo aprender à programar o 8051, só que nao tenho conhecimento em qualquer tipo de linguagem (nenhum conhecimento mesmo) entao gostaria de saber dos colegas qual seria a melhor linguagem para comecar a aprender, e se alguem souber, passe tb algum livro que seja destinado aos iniciantes, tava pensando em comprar o livro "Aplicacoes Práticas do Microcontrolador 8051" alguem já leu, o que achou?

>

Marcel Fujii
User
1 Entry(s)

posted 2004-13-10 13:20          
Olá!!! Também sou meio leigo no assunto. Já programo alguma coisa mas estou estudando somente agora sobre microcontroladores (comecei há pouco!). Uma pergunta: por que os microcontroladores PIC são ruins, como disse o Emerson?! Muito obrigado a quem responder!

MSN 
Marcio Barcellos
User
4 Entry(s)

posted 2004-15-10 14:19          
Para quem está começando, segue minha humilde dica:
Se vc nem sequer sabe o que é eletrônica e está apenas querendo aprender Assembly por que 'acha massa' te digo que tua estrada vai ser um pouquinho longa...comece lendo um livro sobre eletrônica digital e um sobre eletrônica analógica...
Quanto a começar com C ou com Assembly: comece com Assembly (leia "Aplicações práticas do microcontrolador 8051" e depois "Laboratório de microcontroladores da família 8051")...você vai precisar de um micro conectado na internet (vais ter que baixar alguns programas e visitar este fórum de vez em quando...heheh)...com o tempo vc vai sentir a necessidade do C (eu acho Assembly o bixo...mas espera para ver quando vc quiser fazer uma continha de "4,6 / 2,3" por exemplo...ou quiser fazer um calendario para programar um evento) - existem N livros de C (não confunda com C++ senão vc vai se perder)...
Quanto a briga entre PIC e 8051...tire suas próprias conclusões...leia "Desbravando o PIC", "PIC - técnicas avançadas" e "Microcontroladores PIC - programação em C"...pessoalmente eu não sou muito chegado ao PIC (o número de instruções é muito limitado e por consequência o código acaba ficando maior)...
Acho que, BASICAMENTE, é isto...

Falowwww

....em processo eterno de aprendizagem....

MSN 
Alex Martins
User
3 Entry(s)

posted 2004-04-11 17:00          
Olá pessoal, procuro alguem que possa me ajudar na programação de um microcontrolador para um alarme automotivo.
Aguardo contato.
Grato

tacio
Visitante

posted 2005-10-02 14:06          
Cuidado com propaganda enganosa !
Sou programador de assembler e C e nao desmerço nenhuma nem outra. As duas linguagens oferecem vantagens e limitações.
Como vc nao conhece qualquer tipo de linguagem EU sugiro começar por C, justamente por ser mais proximo do usuario. Assembler e muito poderoso e mais complexo, por exemplo na declaração de 30 variaveis...o que é bem plausivel de acontecer.
Quanto ao mais, em C voce tambem pode chamar diretivas para programar em assembler, caso preferir.
Veja bem, nao estou sugerindo que voce aprenda unicamente C, apenas que comece por ela.

Um abraço, Tácio

Antônio Gomes da Silva
User
7 Entry(s)

posted 2005-03-04 13:30          
Quero passar aos colegas e especialmente ao Emersom que o pic não é um merda como ele disse e sim um microcontrolador para quem tem criatividade,e não é só porque ele não consegue programá-lo devido a limitações pessoais não lhe da o direito de criticar que não conhece,e quanto ao que é melhor C ou ASM,digo que para conhecer um microcontrolador devemos começar a utilizar a linguagem de quem o criou,e essa linguagem é o ASM,especialmente os pics essa linguagem é ótima para tudo e quando a coisa se complica é só visitar o site do fabricante e vários livros para ele e também temos apoio total da microchip çom editor,compilador e simulador'de exelente perfomance grátis,e aqui no brasil temos a mosaico com apoio total em cursos,livros e gravadores baratos e também temos como montar gravadores com meia duzias de peçinhas,portanto esse Sr. Emersom não sabe o que fala............
The Great wrote:
> Olá!

>

>

ANTONIO
Visitante

posted 2005-13-04 14:04          
OLA EU SOU O ANTONIO E GOSTARIA QUE ME FORNECESSEM INFORMACOES SOBR QUEM INVENTOU A LINGUAGEM C
The Great wrote:
> Olá!

>

>

The Great wrote:
> Olá!

>

>

The Great wrote:
> Olá!

>

>

The Great wrote:
> Olá!

>

>

michael
Visitante

posted 2005-03-06 17:01          
Eu acho que não é nem uma e nem outra. Uma linguagem bem fácil para um iniciante é o pascal. Ter umas noções de pascal pode pelo menos ajudar a entender o que é programação. Depois disso recomendo muito estudo de eletricidade, eletrônica digital(portas logicas, famílias lógicas, circuitos combinacionais, flip-flops, contadores, registros, etc) e eletrônica analógica ( amplificadores, osciladores, filtros, retificadores, amplif. operacionais, tiristores, etc) para aí então ler o livro aplicações práticas do microcontrolador 8051 de cabo a rabo e começar a estudar o assembly. entendeu?

silas
Visitante

posted 2005-12-10 16:59          
Olá,

Na minha opinião vc não precisa aprender eletronica pra aprender a programar em Assembly. Basta estudar o nivel de microarquitetura ,ou seja, entender como funcionam os registradores, quantos vc tem disponivel pra proposito geral, essas coisas, sem a necessidade de descer mais e estudar o que é um flip-flop, uma porta logica ou mesmo um transistor. Agora, se vc pretende estudar Assembly especificamente para microcontroladores é importante aprender um pouco de eletronica. Contudo, aprenda c tambem. Qdo vc tiver com problema de memoria ou a perfomance for estremamente importante vc usa assembly.. mas se ta com pressa, tem pouco tempo pra fazer algo, C é melhor..
The Great wrote:
> Olá!

>

>

Yahoo!  MSN 
andres eduardo erico barre
User
12 Entry(s)

posted 2006-31-03 08:38          
asembler se hace poderoso con el tiempo de uso que voce tubo con el... mas tiempo mas rutinas feitas voce tendra ... y mas acudira a ellas teniendo sus propias librerias creadas y entonses se convierten un lenguaje casi de alto nivel solo lincarlas . solo lamarlas darle las dicas y ella corren solas.
es la madre de los lenguajes nunca olviden eso.
andres

jhqqmks@yahoo.com
Visitante

posted 2006-15-04 09:19          
hello! http://www.areaseo.com/contacts/ google pr. Professional SEO, pagerank algorithm, Web Site Analysis. From google pr .

Add reply
Forums W-Agora